“Quem é bom vendedor, vende qualquer produto, para qualquer pessoa.” Será que esta máxima é verdadeira, ainda mais nas vendas B2B?
Vender para uma empresa é completamente diferente de vender para o consumidor final. Com uma pessoa física, o vendedor está lidando, muitas vezes, com emoções e sentimentos.
Já em uma venda para uma pessoa jurídica, o foco é completamente outro. Uma empresa não adquire nenhum produto ou serviço baseada em emoção.
Ela tem uma necessidade ou um problema que precisa ser solucionado.
Da mesma forma, o atendimento empresarial exige postura e pensamento estratégico por parte do vendedor.
Quer saber mais sobre vendas B2B e ver dicas de atendimento empresarial? Continue a leitura!
Muito se fala em vendas B2B, mas você sabe realmente o que significa?
A sigla B2B significa Business to Business, ou seja, de empresa para empresa. Vendas B2B são, portanto, vendas que ocorrem de uma empresa para outra, sem envolver o consumidor final.
Por exemplo, quando uma fábrica adquire suprimentos, comprando de uma empresa, está efetivando uma relação B2B.
A venda B2B tem algumas características peculiares, diferente de uma venda B2C – Business to Consumer, ou seja, de uma empresa para o consumidor.
A principal característica é que o tempo de compra costuma ser maior, pois há mais decisores envolvidos. Via de regra, há mais de uma pessoa para decidir pela compra.
Quanto maior o valor envolvido na venda, maior poderá ser este tempo, pois trata-se de um processo de compra e venda complexo, que envolve estratégias empresariais.
Atender a uma empresa, como mencionado, é completamente diferente de atender o consumidor final.
Por isso, veja 3 dicas de atendimento empresarial que selecionamos para você:
1- Flexibilidade: jogo de cintura e flexibilidade são fundamentais para um vendedor em uma venda B2B, pois não se trata somente de uma vontade de comprar, mas de estratégias gerenciais e de um negócio que precisa gerar lucro.
2- Informação: o grande trunfo de um vendedor, em qualquer tipo de venda, é a informação. É importantíssimo reunir o maior número possível de informações sobre o seu cliente, no caso, a outra empresa. Mas só isso não basta. Você precisará também conhecer o mercado do seu cliente. E, claro, saber absolutamente tudo sobre o produto ou serviço que você está oferecendo.
3- Seja curioso: se você não sabe, pergunte! Demonstre interesse pelo negócio do seu cliente. Você não concretizará uma venda B2B se não entender o que está dizendo. Aprimore sua comunicação de venda.
O Grupo Expansão Brasil, empresa especialista em venda ativa, trabalha com vendas empresariais na modalidade de televendas voltado a pessoas jurídicas.
A Expansão Brasil Empresas é uma operação formada por profissionais especializados no atendimento a empresas de médio e grande porte.
Além disso, conta com infraestrutura completa de suporte e pós-vendas para atender às demandas dos clientes.
Torne-se um vendedor de excelência em vendas B2B!