Quando falamos em startup e inovação, logo pensamos em empresas de tecnologia, como as do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. O apelido nomeia a região da baía de São Francisco onde estão os negócios de alta tecnologia.
Mas a verdade é que você não precisa de muitos recursos para iniciar um negócio inovador, basta uma boa ideia e saber por onde começar!
No Brasil, as startups se aventuram nos mais diversos segmentos. Embora geralmente se associe a negócios na internet, ela pode apresentar soluções de variadas áreas.
Além disso, impactar o consumidor é um dos grandes segredos de qualquer startup, além de oferecer respostas que ele nunca encontrou antes.
Vivemos atualmente uma verdadeira revolução do consumo, na qual a conveniência é muito mais importante do que o preço, na maioria das vezes.
Então, como conquistar consumidores através da inovação? Siga a leitura desse artigo e saiba mais!
É normal deduzir que toda empresa em seu estágio inicial possa ser considerada uma startup, já que o termo ‘start‘, do inglês, significa ‘início’. Mas, na verdade, existe uma definição atual para startups.
Atualmente, pode ser definido como um grupo de pessoas que buscam um modelo de negócio escalável. Isso significa, na maioria das vezes, trabalhar com custos baixos e condições incertas.
A empresa irá buscar esse modelo até torná-lo escalável para obter lucro. Enquanto isso, necessita de investimentos e uma dose de coragem e planejamento.
Ser escalável, inclusive, é um objetivo comum a essas empresas. Isso significa crescer sem que isso influencie no modelo de negócios, ou seja, evoluir em receita sem grandes impactos nos custos.
A inovação também é um dos pontos-chave de qualquer startup. Mas isso não significa, necessariamente, reinventar a roda. A inovação pode estar em um detalhe do negócio, do produto ou serviço.
Inúmeras vezes, as inovações propostas por startups têm relação com a forma de consumir. Alguns exemplos são as empresas de serviços Netflix, Ifood e Uber.
Quem vende produtos ou serviços, precisa buscar soluções inovadoras para os seus clientes.
Um dos grandes motes, atualmente, é oferecer experiências e facilidades. Os consumidores desejam, mais do que adquirir coisas, comprar experiências, seja uma viagem, um jantar, um teatro.
Por outro lado, também buscam o máximo de facilidade: pedir comida pelo aplicativo sem precisar fazer uma ligação ou fazer compras de supermercado sem precisar sair de casa, por exemplo.
Nesse caso, conquistar consumidores através da inovação tem relação, atualmente, com oferecer soluções que facilitem o seu dia a dia e ofereçam experiências memoráveis.
Um exemplo de uma inovação na forma de consumir é o aplicativo Indike. O Projeto Indike Vivo Empresas, do Grupo Expansão Brasil, tem como objetivo gerar renda extra para os usuários através da indicação dos serviços empresariais da Vivo.
É simples: baixe o app no seu celular, faça a indicação, acompanhe a venda e seja remunerado quando o negócio for efetivado. Clique abaixo nos ícones de acordo com a sua loja de aplicativos e baixe o Indike no seu celular!
Esse projeto utiliza a indicação como um modelo de negócio. São novas formas de consumo que conquistam os consumidores através da inovação!