O atendimento humanizado é uma das bandeiras do Grupo Expansão Brasil e não seria diferente na modalidade de vendas porta a porta.
Ninguém gosta de receber uma ligação de um atendente com uma fala decorada, robotizada e às vezes até desinteressada, não é mesmo? Então imagine pessoalmente!
O atendimento faz toda a diferença para a concretização de uma venda e é por isso que humanizá-lo é uma técnica tão eficaz.
Ficou interessado? Continue a leitura e descubra como aplicar o atendimento humanizado no segmento de vendas porta a porta.
A humanização do atendimento se torna ainda mais importante quando falamos de vendas porta a porta.
Afinal, o vendedor está solicitando, além do tempo da pessoa, permissão para entrar em sua casa ou trabalho.
Responda a si mesmo: quem você permitiria que entrasse na sua residência?
Dificilmente alguém receberá em sua casa uma pessoa em quem não confia. Por isso a importância do atendimento baseado na confiança, pois, através dele, o vendedor irá criar um relacionamento com o cliente.
Antes de ir até o cliente, o vendedor deve contatá-lo previamente, talvez mais de uma vez.
Explique como chegou até o cliente e lhe peça uma oportunidade para se apresentar. A venda porta a porta não acontece, literalmente, “na porta”. Trata-se de um relacionamento que é construído com antecedência, constância e paciência.
O vendedor que trabalha na rua precisa, ainda, ter cuidado com a sua segurança. Seja discreto e cauteloso e avalie bem a sua rotina para otimizar tempo e não ficar na rua sem atividades.
Muitas pessoas vendem produtos e serviços todos os dias. O que lhe diferenciará dos demais? Exatamente o atendimento!
O atendimento humanizado pressupõe o respeito aos clientes acima de tudo. Mostre-se disposto a ajudar, sendo amigável e confiante.
Confira algumas dicas para aplicá-lo no segmento porta a porta:
1- Conheça o seu cliente: o cliente de vendas porta a porta não é um número aleatório, você chegou até ele por algum contato prévio. Portanto, utilize as oportunidades antes de ir até o cliente para conhecê-lo melhor. Tente absorver o máximo possível de informações para chegar até ele bem preparado.
2- Estabeleça confiança: antes de lhe convidar para entrar, o cliente em questão precisará confiar em você.
3- Crie um relacionamento: talvez você não entre na casa do cliente na primeira vez. Mas utilize todos os momentos para criar um relacionamento com ele. Desta forma, você não será visto como simplesmente um vendedor, mas até mesmo uma pessoa amigável.
4- Tenha empatia: a empatia é uma das atitudes que mais pode alavancar um vendedor. Aquele profissional que não pensa somente em vender, mas sim em entender as necessidades e conflitos, colocando-se no lugar do cliente, certamente terá uma carreira de sucesso.